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Greve dos servidores: sindicalistas ganham prazo para apresentar propostas - 13/11/2013

Os representantes de centrais sindicais que se reuniram com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), nesta terça-feira (12), para discutir a regulamentação do direito de greve no serviço público, terão uma semana para apresentar suas propostas.
 
Jucá é o relator da matéria na Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal e deu prazo até a próxima terça-feira (19) para que os líderes sindicais apresentem sugestões. Seu relatório sobre o assunto seria votado na semana passada, mas não houve quórum para a deliberação. A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 20 de novembro.
 
Retirada de pauta
 
Os sindicalistas sugeriram a retirada de pauta do projeto que prevê a convocação de uma greve após negativa do Poder Público às reivindicações da categoria definidas em uma assembleia. Além disso, a proposta prevê que a população seja avisada com 15 dias de antecedência da paralisação.
 
O representante da Conlutas, Paulo Barela, esclareceu que os sindicalistas não são contrários à regulamentação do direito de greve. Mas ponderou que alguns pontos do projeto, como os percentuais mínimos de 50, 60 e 80% do efetivo trabalhando na paralisação, dependendo da categoria, inviabilizam a paralisação.
 
Ele defendeu ainda que o Congresso Nacional aprove um projeto que trata do contrato coletivo, que assegura o direito dos trabalhadores, e da negociação coletiva, que obrigará o governo a se sentar à mesa para tratar das reivindicações, independentemente de greve.
 
–  Agora é uma combinação: negociação coletiva, regulamentação da Convenção 151 da OIT combinado com o amplo direito de greve, ainda que regulamentado, mas que tenha a amplitude necessária para que não seja uma ceifa ao direito de greve do servidor público – disse Paulo Barela.
 
O relator do projeto, senador Romero Jucá, pediu aos sindicalistas que apresentem uma contraproposta. Mas avisou que não vai atrasar a votação sob o argumento de proteger a população.
 
– O prazo foi dado. Deixamos claro que queremos votar essa regulamentação. É importante que as centrais possam apresentar as contribuições. Mas que tenhamos condição de votar essas matérias com celeridade. Acredito no diálogo e no entendimento. As centrais sindicais têm experiência e competência de fazer condições de Portanto, é a gente sentar, discutir e construir um texto o mais próximo possível – afirmou Jucá.
 
Romero Jucá quer votar a minuta do projeto de regulamentação sobre o direito à greve no início de dezembro. Se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados para depois ser examinado no Senado.
 
Fonte: Agência Senado - 12/11/2013

FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER JUDICIÁRIO JÁ ESTÁ EM VIGOR

por ACS — publicado em 13/11/2013 23:50
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário – Funpresp-Jud, criada pela Resolução STF nº 496, de 25/10/2012, já está em vigor. O regime de previdência complementar é facultativo e visa assegurar o melhor retorno possível no investimento dos recursos destinados à complementação das aposentadorias e pensões dos membros e servidores públicos titulares de cargo efetivo do Poder Judiciário da União, do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público. 
A partir do dia 14/10/2013, todo servidor, membro do Poder Judiciário ou do Ministério Público da União que ingressar nos respectivos órgãos e que não estejam amparados pelas regras de aposentadoria de paridade/integralidade (ingresso no serviço público até 31/12/2003) ou de média salarial (ingresso no serviço público entre 1º/01/2004 e 13/10/2013), estará sujeito ao teto do Regime Geral de Previdência Social – RGPS, ou seja, R$ 4.159,00. 
Para obter uma aposentadoria superior a esse valor, os membros e servidores titulares dos cargos efetivos deverão participar de um plano de benefício complementar. Embora a adesão à Funpresp-Jud seja facultativa, há o incentivo na adesão em face da contrapartida da contribuição da União, paritária até o percentual de 8,5% sobre a parcela da remuneração que ultrapassar o teto do RGPS, conforme disposto no Plano de Benefícios, aprovado pelaPortaria PREVIC nº 559.
Os servidores ou membros do Poder Judiciário ou do Ministério Público da União que ingressaram nos respectivos órgãos até 13/10/2013, se desejarem, poderão fazer a opção pelo novo regime de previdência, conforme previsto no § 16 do art. 40 da Constituição Federal, o que implicará na renúncia às regras de aposentadoria até então vigentes. 
Para mais informações, acesse o site www.funprespjud.com.br . Na página, estão disponíveis simuladores de adesão, renda e aposentadoria, bem como o Plano de Benefícios da Funpresp-Jud e uma cartilha explicativa (Cartilha do Plano de Benefícios).
Funpresp-Jud 
A Funpresp-Jud é uma entidade fechada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa, financeira e gerencial, nos termos da Lei nº 12.618, de 30/4/2012, e possui uma estrutura organizacional composta pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.
A Fundação foi criada com a finalidade de administrar e executar planos de benefícios de caráter previdenciário para os membros e os servidores públicos titulares de cargo efetivo do Poder Judiciário da União, do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público.
FONTE: http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2013/novembro/fundacao-de-previdencia-complementar-do-servidor-publico-federal-do-poder-judiciario-ja-esta-em-vigor

XXV Encontro Nacional da FENAFIM

Este ano, Brasília foi palco do XXV Encontro da Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais - FENAFIM. Os dias 13, 14 e 15 de novembro foram de programações intensas– palestras, oficinas e debates – em torno do tema central: O Fisco Municipal e os 25 anos da Constituição Cidadã.
O encontro foi realizado em parceria com o Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária do DF - SINAFITE-DF e a Associação da Carreira de Auditoria Tributária do DF - ACATE-DF no Hotel Nacional, com apoio das Secretarias de Fazenda e de Turismo do Distrito Federal e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da Secretaria de Fazenda do DF - CREDSEF.
O principal objetivo do encontro foi proporcionar aperfeiçoamento aos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais,dos principais municípios do Brasil, que participaram. As atividades proporcionaram amplo espaço de debates e exposições de novidades, produtos, serviços e possibilidades.
Estavam presentes na mesa de aberturado evento o presidente da FENAFIM, Célio Fernando, o Secretário de Fazenda do Distrito Federal, Adonias dos Reis Santiago, representando o Governador do Distrito Federal, o representante do Vice-Governador do Distrito Federal, Dr. José Alvarez da Costa, a Deputada Distrital, Celina Leão (PDT/DF), o Presidente do SINAFITE-DF e Diretor de Comunicação da FENAFIM, Jomar Mendes Gaspary, o presidente da ACATE-DF, Florisberto Fernandes, o presidente da FENAFISCO e diretor da CSPB, Manoel Isidro, o presidente da FONACATE e da FEBRAFITE, Roberto Kupski, o presidente do instituto MOSAP, Edison Haubert, e a Professora Dra. Adriana Schier.
Na quarta-feira (13/11) a palestra magna de abertura dos trabalhos foi proferida pela Prfa. Dra. Adriana Schier (à direita) que é uma das maiores autoridades em Direito Administrativo Brasileiro e em especial das Leis Orgânicas da Administração Tributária de nosso país.
Outros importantes palestrantes também enriqueceram o XXV Encontro Nacional da FENAFIM.Satie Kamura,Auditora-Fiscal do Município de São Paulo e integrante do Comitê Gestor do Super SimplesNacional, falou sobre Auditoria do Simples Nacional. Gilberto Perre, Secretário-Executivo da Frente Nacional dos Prefeitos, apresentou o COMPARA, sistema de livre acesso com dados sobre as finanças públicas dos três níveis de governo. Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora nacional do Movimento Auditoria da Divida Cidadã,que colocou em questão o papel da Auditoria Cidadã da Dívida para o incremento da receita corrente líquida dos Municípios. O professor da Universidade de Brasília, Prof. Dr. José Matias Pereira, discorreu sobre Governança Pública como instrumento indutor para o planejamento e desenvolvimento do Estado. Maria Amélia, professora da Fundação Getulio Vargas, trouxe o tema Liderança e Estratégia como ferramentas básicas no aumento da receita municipal. Adalberto Imbrosio, Auditor-Fiscal da Receita do DF e Diretor do Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária do DF SINAFITE-DF, e Márcia Zilá, auditora-fiscal de Blumenau/SC mostraram os aspectos práticos, territoriais e bjetivos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ISSQN.
Ainda entre os temas debatidos no Encontro, está o atual cenário do Imposto sobre Serviço ISS e sua substituição tributária, por Wesley Rocha, assessor da Confederação Nacional dos Municípios, e Rudson Bueno, Auditor-Fiscal da Receita do DF e Conselheiro do Tribunal Administrativo de Recursos Administrativos Fiscais do Distrito Federal - TARF. José Hable, também Auditor-Fiscal da Receita do DF e Presidente do TARF, trouxe para discussão os pontos relevantes e polêmicos sobre os institutos da decadência e prescrição tributátias.
O evento contou também comas contrubuições de Rogério Macanhão e Luiz Antonio Barreto, Diretores de Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais da FENAFISCO(Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e da FENAFIM (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais Tributos Municipais), respectivamente.Juntos, eles promoveram um debate sobre os projetos de interesse do Fisco Municipal que estão em trâmite no Congresso Nacional, que contou com a participaçáo do Deputado Federal Amauri Teixiera PT/BA.


Fonte: SINAFITE-DF
Fotos: Jandir Ribeiro

ELEITA NOVA DIRETORIA DA FENAFIM

Terça-feira dia 12 de  novembro de 2013, durante a Assembleia de Representantes das entidades filiadas, foram eleitos a nova Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal da FENAFIM para o biênio 2014/2015. A posse ocorrerá dia 1 de janeiro de 2014, mas os eleitos estarão hoje (dia 13) em Brasília, durante a abertura do XXV Encontro Nacional da Federação. São eles:

 DIRETORIA EXECUTIVA 

Presidente 
Carlos Cardoso Filho / APEFISCO-PE 
Vice-Presidente 
Lázaro André Oliveira Barbosa/ SINDIFAM de Salvador/BA 
Presidente da Região Norte 
Vânia Oliveira/ Núcleo de Oriximiná-PA 
Vice-Presidente da Região Nordeste 
Albano Soares da Rocha Sobrinho/ AFREM SINDICAL de Recife-PE 
Vice-Presidente da Região Centro-Oeste 
Sebastião Ubirajara de Arruda/SINAFIT de Cuiabá-MT 
Vice-Presidente da Região Sudeste 
Luiz Antônio Barreto/SINCAF do Rio de Janeiro – RJ 
Vice-Presidente da Região Sul 
Ademir Fortes de Souza/ AIAMU de Porto Alegre-RS 
Secretário Geral 
Maico Bettoni /ASFIJ de Joinville-SC 
Diretor Administrativo 
Henrique Lameirão Cintra / ASSIFIG de Guarulhos–SP
Diretor Financeiro 
David Lima da Silva/SINDIAUDIF de Fortaleza-CE 
Diretor para Assuntos Parlamentares e Relações Institucionais 
Jomar Mendes Gaspary/SINAFITE de Brasília – DF 
Diretoria de Formação Profissional e Sindical 
Leonardo Pacheco Salazar/SINFISUL – Municípios do Sul do Estado do Rio de Janeiro
Diretoria de Assuntos Técnicos 
Edton Volpi/AFFAZERP de Ribeirão Preto-SP 
Diretoria Jurídica 
Alexandre Albrecht /SINDIFISCO – São João do Meriti – RJ 
Diretoria de Comunicação 
Ana Paula Soares Simonelli/SINDIFITA de Itaboraí-RJ 
Diretoria de Aposentados 
Fábio Henrique Soares/ ASFIM de Maceió-AL 

CONSELHO FISCAL 
Presidente do Conselho Fiscal 
Célio Fernando de Souza Silva / SINFISCO-BH de Belo Horizonte-MG 
Vice-Presidente do Conselho Fiscal 
Hugnelson Vieira da Silva/ SINDAF de Mossoró – RN 
Secretário do Conselho Fiscal 
Ricardo Rodrigues Ribeiro/AFISC SINDICAL de Curitiba – PR 
1º Suplente do Conselho Fiscal 
Ademir Borges da Rosa/AFIFI de Florianópolis – SC 
2º Suplente do Conselho Fiscal 
Nilson Pinto de Moraes/SISFISCO de Contagem – MG 
3º Suplente do Conselho Fiscal 
Melissandra da Fonseca Maia/ AFIMM SINDICAL de Manaus – AM
FONTE: http://www.fenafim.com.br/component/content/article/122-destaques-pagina-inicial/944-eleita-nova-diretoria-da-fenafim

Comissão do Senado aprova reforma do ISS

Valor Online 12/11/13 12:08Atualizado em12/11/13 12:08
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira o projeto de lei complementar que reforma o Imposto sobre Serviços (ISS), amplia o número de serviços que serão tributados, especialmente na área de tecnologia, e acaba com a guerra fiscal entre os municípios. A matéria será agora votada pelo plenário do Senado.
O projeto transforma em crime de improbidade administrativa qualquer redução na alíquota mínima de 2% do ISS. Há exceções a essa regra. O projeto mantem a isenção do ISS às empresas de saneamento e abre a possibilidade de isenção completa para a aquisição de material de construção, inclusive aquele usado para reformas, e para transporte coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário.
Pelo projeto, serão acrescentados 11 subitens à lista de serviços tributáveis. Em alguns casos não havia nenhuma previsão anterior de tributação, como é o caso de serviços de "armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos, páginas eletrônicas, aplicativos e sistemas de informação".
Também passam a ser tributados conteúdos de áudio, vídeo ou imagem em páginas eletrônicas. Os serviços gráficos também foram incluídos na lista, assim como textos, desenhos, propaganda e publicidade veiculados fora de livros e jornais.
Os secretários estaduais de Fazenda tentaram convencer os senadores a adiar a votação do projeto, com o argumento de que o assunto ainda será avaliado tecnicamente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Mas a maioria dos senadores não aceitou o pedido e o projeto de lei complementar foi aprovado com apenas dois votos contrários, dos senadores José Agripino (DEM-RN) e Roberto Requião (PMDB-PR).


FONTE: http://extra.globo.com/noticias/brasil/comissao-do-senado-aprova-reforma-do-iss-10754726.html#ixzz2llMeoVVd

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