‘Esforço total para pagar o 13º’

13/12/2014 22:58:57

Entrevista com Sandro Matos, prefeito de São João de Meriti
FELIPE CARVALHO
DIANTE DA MAIOR crise financeira da história da cidade, com salários atrasados e perda de receita, o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos (PDT), admite que a situação é difícil e diz que foi obrigado a reduzir a folha de pagamento.
ODIA: O que levou à crise financeira da prefeitura?

Sandro Matos:< Tivemos um problema seriíssimo com queda de arrecadação federal e estadual, além de uma funcionária que estava fraudando as nomeações. Aí foi necessária uma reorganização administrativa. Diminuímos nosso quadro de comissionados em 70% e a folha, que era de R$ 18 milhões, hoje é de R$ 11 milhões.
Os salários dos servidores continuam atrasados?

Estamos propondo o parcelamento do pagamento de setembro em quatro vezes porque o de outubro já está pago e o de novembro vamos pagar na data (previsto para o dia 12). Vamos fazer um esforço para pargar o 13º até sábado. Estamos fechando os detalhes, porque não posso errar nas datas das parcelas. O da Educação está em dia.

E os aposentados?
"Vazer um esforço para pagar o 13º dos servidores até sábado", afirma o prefeito
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
Aposentados têm razão de estar chateados. Estão com três meses de atrasados. Até o fim do mês, serão dois.

O Sindsprev enviou uma nota à imprensa dizendo ser contra o acordo que o senhor propôs.

O Sindsprev não é o sindicato com o qual estamos negociando. Estamos negociando é com o Sindicato dos Funcionários públicos de São João de Meriti.

Faltam médicos nas unidades de saúde de Meriti. A Upa 24h de Jardim Íris está fechada.
Quando a gente atrasou os salários, a falta de médicos realmente se agravou, mas já estamos recontratando profissionais. Sobre a UPA, havia quatro meses que o Estado não repassava o dinheiro. Depositaram uma parcela no mês passado, só que já estava tudo enrolado. Devolvemos a UPA para o estado.

O senhor acredita estar passando por uma retaliação política por não ter apoiado o Pezão?

Acho que não. Quero acreditar que não seja.
Por que tanto lixo e entulho espalhado pelas ruas?

É um problema de ordem cultural. Hoje temos uma coleta de lixo regular, mas tem vários focos de entulho. Nosso problema é entulho. A população tem que entender que uma despesa a mais para a prefeitura retira dinheiro de outra área. Dinheiro não nasce igual capim.
FONTE: http://odia.ig.com.br/odiabaixada/2014-12-13/esforco-total-para-pagar-o-13.html