Prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, vai demitir 30% dos funcionários

A revelação foi feita em uma assembleia que reuniu cerca de 500 profissionais da Educação
PAULO CAPPELLI
Rio - O prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, vai demitir 30% dos funcionários das 25 secretarias para pôr em dia os salários. A revelação foi feita ao ‘Baixada’ após uma assembleia esta semana na qual ele se reuniu com cerca de 500 profissionais da Educação, numa escola particular em Coelho da Rocha.
Além de responsabilizar a redução dos repasses dos governos federal e estadual pelos cortes, Matos apontou fraudes recentemente descobertas como um dos principais problemas na arrecadação do município. Segundo ele, há pessoas colocando o nome de funcionários fantasma na folha de pagamento.
Além disso, afirma o prefeito, tem gente que recebeu prêmio e benefício integral burlando a lei. “São benefícios que só eu, prefeito, poderia conceder. E tem muita gente usufruindo disso sem meu conhecimento”, disse Matos.
Uma auditoria interna foi feita, e o caso foi encaminhado à Procuradoria Municipal, para que sejam definidos os processos administrativos. Também será feita denúncia à 64ª DP, para que a Polícia Civil investigue o caso.
De acordo com Sandro Matos, o encontro com os profissionais da Educação foi para esclarecer a necessidade do corte de gastos, após publicação do ‘Baixada’ domingo passado sobre a medida. Na assembleia, também foi reforçada a importância do recadastramento dos servidores.
Será feito novo cadastro tanto de servidores efetivos quanto de comissionados, para tentar identificar os funcionários-fantasmas. A prefeitura ainda não estimou o prejuízo causado às finanças do município com a fraude.

Matos disse que há pessoas ganhando benefício integral sem sua autorização
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
Saúde será a primeira secretaria a ter o quadro de funcionários reduzido
O servidor comissionado que não se recadastrar será automaticamente exonerado, avisa o prefeito Sandro Matos. Já o efetivo que não se apresentar terá o salário bloqueado.
De acordo com o prefeito, cerca de 30% dos funcionários que deveriam se recadastrar seguindo cronograma estabelecido por cada secretaria ainda não compareceram. A prefeitura acredita que se tratam de funcionários-fantasmas. De acordo com o último dado divulgado pelo governo municipal, são pagos salários a 8.600 servidores, sendo 4.600 efetivos e 4.000 comissionados, num gasto mensal de R$ 18,2 milhões .
O secretário de Apoio Técnico ao Prefeito, Sérgio Jund, explicou que os cálculos definindo a meta a ser economizada só ficarão prontos após 31 de agosto. Até lá, dificilmente os cortes cessarão.
Sandro Matos informou que as demissões já começaram. “Iniciamos cortando servidores da Saúde. Vamos economizar R$ 400 mil por mês só com essas exonerações”, disse o prefeito.
A prefeitura alega que houve redução no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, da Secretaria do Tesouro Nacional, fruto da retração da economia. E que esse é o motivo para que o pagamento dos servidores seja depositado com atraso há 10 meses.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde rebateu as críticas de Sandro Matos de atraso no repasse para a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O texto diz que fica a cargo do município “prover o hospital de médicos e insumos”. E que Meriti recebeu este ano do estado, de forma “voluntariosa”, R$ 1,6 milhão para a UPA.
Pedido que gera polêmica
Em época de campanha eleitoral, o fato de o título de eleitor ser pedido pela prefeitura para fazer o recadastramento dos servidores virou motivo de polêmica e ganhou as ruas da cidade. “Pedir a identidade e o CPF, tudo bem. Mas por que apresentar meu título de eleitor? Todos em São João sabem que o prefeito coordena a campanha de um dos candidatos ao governo”, disse uma professora que não se identificou.
Em nota, a prefeitura explicou que o documento é exigido para nomeação de cargos públicos, por lei.
FONTE: http://odia.ig.com.br/odiabaixada/2014-08-09/prefeito-de-sao-joao-de-meriti-sandro-matos-vai-demitir-30-dos-funcionarios.html