Bate Papo com o Vereador João da Padaria

Ter, 19 de Julho de 2011 21:12 | Escrito por Ronan Santos |
São João de Meriti - 19 de julho de 2011.

Hoje o nosso bate-papo foi com o vereador João da Padaria que nos recebeu em seu gabinete na Câmara dos Vereadores de São João de Meriti.
O vereador João da Padaria é o lider do PSB na camara dos vereadores, além de ser o presidente da comissão de orçamento.
 
Abaixo, segue transcrito o nosso bate papo.
Vereador, como o senhor entrou na política?
http://meritinews.com/images/stories/joo%20foto%20new.jpgAté 2002 eu não tinha nada com política. Para ser sincero, eu não gostava de políticos pois pensava como a maioria do povo pensa “Todo político é ladrão”. Naquele ano um grande amigo meu me procurou pois estava vindo candidato a deputado estadual. Eu fugi dele várias vezes, mas chegou um dia em que ele acabou me convencendo a ajudá-lo. Em um determinado momento fui abordado por um morador lá da venda velha que me perguntou se eu iria apoiar aquele candidato. Essa pessoa disse que se eu fosse apoiá-lo, tanto ele quanto os outros apoiariam comigo, mas caso não apoiasse, eles iriam apoiar um candidato de outra localidade.
Eu pensei: como pode está acontecendo isto? Que confiança é essa que estão depositando em mim ao ponto de apoiar uma pessoa simplesmente pelo fato de eu estar apoiando? O mais impressionante de tudo é que eu não tinha laços afetivos com aquelas pessoas, eu não mantinha algum trabalho social naquele bairro e não tinha dado nada em troca deste apoio.
Passamos a fazer reuniões mensais naquele bairro, obtendo uma freqüência média de 40 pessoas por reunião que vinham de forma espontânea. Após a eleição daquele ano, as reuniões continuaram e decidiram que eu seria o candidato a vereador deles, mesmo contra a minha vontade. Pensei em desistir em alguns momentos, mas a confiança que eles depositaram em mim me deram forças para continuar e hoje estou aqui no meu segundo mandato.

Vereador, o meritinews.com colocou no facebook uma enquete onde perguntava o seguinte: “Participação popular na gestão pública é necessária?” Como o senhor enxerga este assunto?
Os vereadores, deputados e senadores existem para poder frear e controlar o poder executivo. Vamos falar especificamente sobre vereadores que é a nossa realidade. Aos vereadores são delegados, através do voto do povo, poderes de representação para estar fiscalizando, legislando e cuidando para que o executivo proceda de forma a melhorar a qualidade de vida da população.
O problema, que a sociedade em geral hoje tem em relação à participação na gestão pública, é reflexo do que foi plantado há 50 anos, quando não existia a mídia que temos hoje, a velocidade na informação com a internet e os outros meios de comunicação. No passado os grandes políticos conseguiam reunir grandes multidões, carreatas, através da rádio ou mesmo no corpo-a-corpo conquistando a simpatia da população pelo que já tinham feito ou que faria em termos de futuro (promessas). Fico muito triste porque esses mesmos políticos podiam já naquela época investir verdadeiramente na formação de cidadãos, mas se esqueceram desta parte e acabaram por investir na formação de votos.
Hoje, não posso dizer que a população é descompromissada, mas a grande massa está alheia dos acontecimentos políticos que ocorrem na cidade. A intenção do povo é cobrar, porém quando não cobra, ela acaba delegando ao agente político o poder para fazer o que bem entender e assim cria uma profissão, a de vereador, deputado, prefeito e todas as outras porque é assim em todas as esferas políticas.
Você pode me perguntar qual seria o meu projeto para mudar isso. Serei franco em lhe responder que em curto prazo não vejo solução. A solução seria investir em educação e na formação de cidadão hoje para colhermos frutos daqui a 40 ... 50 anos.
Eu concordo e apoio a participação popular na gestão pública. Para você ter uma idéia, em meados de 86, existia em São João de Meriti mais de 1200 associações de moradores, hoje não devemos encontrar funcionando adequadamente 10 associações, isto porque muitas dessas recebem apoio financeiro de políticos. As associações são um grande canal de mobilização e participação popular na busca de melhorias para comunidade.
Existem pessoas na comunidade que continuam lutando, mesmo na ausência de associações ou outras formas estruturadas de representação, por melhorias e investimento até porque, ainda mais no meio político, não existe riqueza maior do que você ver ações concretas que serão eternizadas e que trouxeram melhorias em termos de qualidade de vida para tua comunidade, e você pode olhar pra tudo isso e dizer “Eu participei disto”. Se a população participasse mais ativamente das conquistas e feitos que a cidade tem alcançado, melhoraríamos em 100% a alto-estima dos nossos munícipes.
Os políticos têm medo de apenas 2 coisas: A mídia e a população. A mídia ele pode muitas vezes comprar e corromper, mas a população não, esta não perdoa e não se vende. Temos exemplos claros na história do nosso país quando tivemos movimentação popular nas ruas. Essa sim tem o poder de colocar e tirar. Mais ninguém.
O senhor, como vereador, teve alguma ação visando melhorar a participação popular?
Quando presidente nesta casa, tentei de várias formas solicitar a presença da população nas sessões do plenário, dando a elas a oportunidade de ver em ação o vereador que ela escolheu para representar seus anseios e necessidades. Inclusive outros também tentaram o atual vereador Tititinho, o vereador Otojanes e também o ex-vereador Padre Adelar, mas não obtivemos sucesso. O que temos na maioria das vezes nas sessões são correligionários e apoiadores dos vereadores. Seria muito bom para cidade que a população viesse fiscalizar o nosso trabalho.
 
Como é a relação entre o povo e os vereadores?
A maioria das pessoas que se candidatam a vereador, são pessoas que estão bem intencionadas. Acreditam ser possível fazer tudo diferente do que aqueles que estão no poder. E a maioria são pessoas pobres, que vivem de forma digna, mas que não possuem além do que é básico para se viver. Por sorte ou competência conseguem entrar como vereador, e passam às vezes a ganhar 10 vezes mais do que ganhavam na vida fora da política. Isso mexe com a pessoa ao ponto dela não querer mais sair do poder. Fazem o possível e o impossível para se manter neste status.
O papel primordial do vereador é fiscalizar e legislar. O primeiro não conquista votos e o segundo às vezes é usado em grande escala para “mostrar” serviço.
Infelizmente a população não gosta do vereador que atua como vereador. Se um vereador for fazer o seu papel inteiramente, era preciso que ele chegasse as 7  da manha e saísse as 23 da noite pois as coisas estão acontecendo a todo momento na prefeitura. Esse vereador não teria tempo para estar na comunidade, para solicitar troca de lâmpadas, desentupimento de bueiros, para consertos no fornecimento de água e desta forma, para esta comunidade, ele não estaria trabalhando. O que é um grande erro de julgamento.
Acabamos voltando no assunto da participação popular e na formação de cidadãos. Um problema estrutural leva a outro. É errado vereador solicitar estas melhorias para comunidade? Absolutamente não, pelo contrário, é um dever. Mas não podemos dizer que é o principal, como a população em geral pensa hoje.
 
O Brasil convive hoje com denúncias de corrupção a todo o momento, temos visto isto próximo na prefeitura de Teresópolis, onde estão denunciando que a verba enviada para reconstrução da cidade após o desastre ambiental estava sendo utilizadas de forma temerária. O senhor acredita que desvios de conduta como esta contribui para aumentar a descrença da população em seus governantes em geral?
Com toda certeza. Cada vez mais o político como pessoa pública, fica exposto a avaliação dos órgãos de controle, da mídia e principalmente da sociedade. O meu receio nisto tudo é que muitas vezes temos pessoas que são presas ou culpadas por coisas que não fizeram. Em outros casos, temos pessoas que comprovadamente cometeram ilicitudes e mesmo assim são absolvidas e continuam a sua vida como se nada tivesse feito. Denunciar qualquer um pode hoje, mas é preciso existir a responsabilidade por parte da mídia, que é formadora de opinião, para que não haja com injustiça porque muitas vezes um adversário político faz uma denuncia sem fundamento e pelo fato desta denuncia ser uma boa matéria, o meio de comunicação vai lá, diz o que bem entende daquela pessoa, não dá ao mesmo o direito de resposta, puni moralmente aquela pessoa. Acontece que muitas vezes esta pessoa no fim consegue comprovar sua inocência, todavia o estrago social, familiar e político já estão feitos e ninguém mais consegue reparar isto.
 
O senhor concorda que atitudes como esta acabam alimentando o dito popular de que político e tudo igual?
Sim, e muitas pessoas que possuem capacidade, articulação e projetos interessantes para população, acabam por decidir não entrar na política por receio de serem comparados a esses maus políticos. Infelizmente são poucos os que conseguem reconhecer que ainda existem políticos éticos e comprometidos com o bem da sociedade.
Alguém precisa legislar e governar. Não temos como fugir disto. Cabe a sociedade buscar fiscalizar os seus representantes para que estes atendam os seus anseios. Não existe no mundo uma forma mais democrática do que este do voto. O voto põe e o voto retira.
 
Compartilhe conosco alguma de suas realizações na cidade.
Em seis anos e meio como vereador, fui o autor de muitas leis importantes para nossa cidade, tais como:
·         Cria o conselho Municipal de Esporte e Lazer;
·         Institui a semana municipal da juventude "ultima semana do mês de junho;
·         Institui o programa primeiro emprego;
·         Assegura a livre organização dos estudantes (lei do Grêmio Livre);
·         Institui o Dia Municipal do Meio Ambiente;
·         Sugere a medição do terreno para apurar denuncias de invasão de terreno publico;
·         Impede fixação de imóveis nas áreas de riscos;
·         Modifica a lei 060, relativo ao PPA;
·         Inclui o estudo da Lei Orgânica Municipal, nas unidades escolares;
·         Institui o festival municipal de teatro estudantil;
·         Dispõe sobre o abono de faltas e reposição de provas nas instituições de ensino da rede municipal e particulares;
Com o apoio do deputado federal e atual secretário estadual de ciência e tecnologia, Alexandre Cardoso, trouxemos para nossa cidade a primeira escola técnica de formação profissional, o CVT – Centro de Vocação Tecnológica, que fica sediada no bairro Parque Araruama. Este centro já capacitou mais de 1200 pessoas para o mercado de trabalho. Alem deste, trouxemos também o vestibular comunitário, o CID – Centro de Inclusão Digital, que permitiu a muitas pessoas a aprenderem utilizar as novas tecnologias.
Alem de ter conseguido recursos para pavimentar mais de 40 ruas que somam mais de 12 km de extensão, trazendo dignidade e melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes.
 
Vereador, para encerra, quais sãos seus planos futuros?
 
Entrei na política por que um grupo de pessoa me apoio. Acredito que somente é possível obter conquistas quando estas são legitimadas pelo povo. Um caminho natural de qualquer político e desejar crescer e aumentar a esfera de influencia e articulação em busca de mais recursos para nossa comunidade.
Hoje sou vereador e me sinto honrado por isto. Se amanhar acharem que chegou o momento de me candidatar para representá-los como deputado, prefeito ou outro cargo eletivo, sinto-me preparado para este desafio. Todavia, caso não seja essa a vontade do povo, sou realizado por tudo que já fiz por esta cidade.
Não estou na política por dinheiro. Graças a Deus e com muito trabalho, mesmo antes da política, já conquistei o suficiente para hoje poder me dedicar a este povo a quem devo tudo o que tenho.
 
Suas considerações finais.
 
Gostaria de agradecer esta oportunidade de bate papo com você. Espero ter respondido as dúvidas e curiosidades que muitas pessoas têm da vida política.
Quero também dizer a sociedade meritiense que o gabinete do vereador João da Padaria está aberto para todos que desejarem nos visitar. Estamos todos os dias na Câmara dos vereadores na Rua Defensor Publico Zilmar. (Ao lado do fórum/prefeitura) e também nos Telefones 2651-1998, 7812-7954, e no e-mail- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 

Busca

Visitas
1504824