Bate Papo com o Vereador Dr. João Ferreira Neto

Qua, 21 de Escrito por Ronan Santos |
São João de Meriti - 21 de Setembro de 2011.

Hoje fui recebido em seu gabinete na Câmara Municipal de São João de Meriti, pelo vereador Dr. João Ferreira Neto, para o quadro "Bate Papo" do Meriti News.
João Ferreira Neto, é vereador, médico e bacharel em direito. Foi por 5 anos Secretário Municipal de Saúde de São João de Meriti.
http://meritinews.com/images/stories/ferreira%20neto.jpgQuem é o Dr. João Ferreira Neto?
O Dr. João Ferreira Neto é um cidadão meritiense, que está neste município desde 1997. Foi Secretário de Saúde deste município por cinco anos. No primeiro ciclo como secretário fez a implantação de todos os programas de saúde que existem hoje em São João de Meriti, tais como: Programa de saúde mental, Programa de Saúde da Família (PSF), Programa de DST/AIDS, Programa de prevenção do câncer ginecológico, Programa de prevenção do câncer de próstata, a implantação da gestão plena do município, tudo isso foram trabalhos realizados pelo Dr. João Ferreira Neto nos três primeiros anos como secretário de saúde, que correspondem aos anos de 98, 99 e 2000.
Sou médico, cirurgião, médico legista e bacharel em direito, casado, pai de três filhos e hoje exerço minha profissão naturalmente além de ser vereador deste município eleito com quase quatro mil votos que são frutos dos trabalhos que exerci e continuo exercendo na nossa cidade.

 
O senhor comentou que foi secretário de saúde de Meriti. Tenho acompanhado que o nobre vereador, nos últimos meses, tem utilizado da tribuna da câmara municipal para denunciar irregularidades na gestão da saúde pública municipal. Caso fosse possível, qual seria o paralelo da tua gestão com a gestão atual? É possível avaliar alguma melhora?
Minha gestão foi uma gestão muito clara onde eu dava grande importância ao conselho municipal de saúde, tanto que todos os problemas que eu tinha na secretária eram compartilhados ao conselho municipal. Eu trazia as associações para dentro do meu gabinete, tentava resolver os problemas junto das comunidades, tinha as minhas prestações de contas totalmente claras enviadas aqui para câmara de vereadores, para o prefeito e para o conselho municipal de saúde. Não restrição nem medo de realizar as prestações de contas, até porque sempre trabalhei de forma clara.
Infelizmente isso não acontece na atual gestão de saúde do município. O prefeito simplesmente não obedece à lei do SUS e as regulamentações do ministério da saúde, que é a obrigação do gestor municipal. Ele precisa realizar a prestação de contas e enviar para a câmara municipal trimestralmente, o que naturalmente não é feito.
As duas ou três prestações que aqui vieram, foram manipuladas, não tinham nada que fosse possível nomeá-las como prestação de contas. Vários dados omissos que demonstram uma gestão sem comando e que tem algo para esconder.
Os meus contratos eram contratos claros e com valores praticados pelo mercado. A gente vê hoje que na secretaria de saúde existem contratos milionários, como o contrato do laboratório Bioexata, o contrato do centro de imagem, são contratos absurdos que extrapolam o saldo financeiro da secretaria e que nunca foram averiguados. Já fiz vários requerimentos de esclarecimentos que nunca foram respondidos pela prefeitura. Logicamente já encaminhei tudo para o ministério público.
 
Como médico e fiscalizador do poder executivo, como o Sr reagiu ao fechamento do UIMAC – Unidade de atendimento infantil e ao preeminente fechamento do hospital do morrinho?
O prefeito fez uma verdadeira agressão a nossa saúde, isto é uma grande verdade. Agrediu de uma forma bastante impiedosa. O fechamento do UIMAC foi algo assustador, o que me deixa admirado é o fato da pessoa que lutou por ele foi o próprio Iranildo Campos que foi secretário de saúde no governo do Antonio de Carvalho. Foi o homem idealizador daquela unidade que brigou e conseguiu, mas por ironia do destino, o UIMAC foi fechado na gestão do próprio iranildo campos novamente como secretário de saúde.
A desculpa que o prefeito dá nas ruas é de que 80% dos atendimentos realizados ali eram feitos em pessoas de fora do município o que é mais uma mentira dele, pois os dados entregues pela própria secretaria de saúde para mim diz que os atendimentos para pessoas de outros municípios eram apenas de 28%. E se fosse verdade, não seria motivo para o fechamento daquela unidade de forma tão grosseira, sem comunicar a sociedade, ao conselho municipal de saúde, sem informar para as mães onde seria possível encontrar os profissionais de saúde.  Simplesmente quando chegavam lá, encontravam o portão trancado com cadeados sem nenhuma informação.
Outra agressão é em relação ao hospital do morrinho que está sendo feito puramente por questões pessoais do prefeito com a direção do hospital. Infelizmente ele se esquece que o mais atingido com isso é povo, é a sociedade meritiense, pois é o único hospital maternidade de baixo risco existente na nossa cidade. As nossas gestantes estão dando a luz nos pontos de ônibus, no carro da polícia ou indo para outros municípios como belford roxo, nova Iguaçu, Nilópolis. Não consigo enxergar solução para este problema criado pelo executivo em curto prazo, o que vejo  é uma situação bastante impiedosa por parte do prefeito Sandro Matos que mais uma vez demonstra não ter sensibilidade com a população de São João de Meriti.
 
O prefeito Sandro Matos, juntamente com o deputado Marcelo Matos e o senador Lindbergh, conseguiram trazer para são João de Meriti a próxima escola técnica federal da baixada fluminense. É uma grande vitória para a cidade. A questão enviada por nosso leitor, Sebastião Simão, diz respeito ao nível de qualidade do ensino público ofertado na cidade. Do que adianta ter escola técnica federal se o acesso será realizado por provas? Não corremos risco de ter a escola na cidade, mas com os alunos sendo de outras regiões?
Esta preocupação tem fundamento. Faço um comparativo com o hospital da mulher que lá atrás, quando foi idealizado aquele hospital, era para ser um hospital geral de São João de Meriti, mas que acabou tendo sua finalidade alterada. Nada contra as mulheres, mas não adianta ter um hospital daquele, todo moderno, sendo que as meritienses não conseguem ser atendidas ali. Como exemplo essa semana atendi no meu consultório uma senhora que precisa urgentemente de cirurgia ginecológica, ela possui uma patologia gravíssima, porém conseguiu agendar cirurgia no hospital da mulher apenas para fevereiro de 2012. Isso é um absurdo, mas é assim que acontece.
Trazendo para a escola técnica, do que vai adiantar ter escola técnica federal na cidade se o acesso será tão difícil que os nossos jovens não poderão ter acesso? Não que sejam inferiores, longe disso, mas pelo nível da educação pública ofertada que é baixa. Se a prefeitura, a secretaria de educação não melhorar a estrutura educacional fundamental e cobrar do governo do estado o melhoramento na educação do ensino médio, teremos sim na nossa cidade uma linda escola técnica feita para jovens de outras cidades.
 
Responda-me como médico, é possível ter bom aproveitamento na escola sem merenda?
Um vereador disse aqui na tribuna que na infância ele não tinha merenda e que isso não o impossibilitou de crescer e ser bem sucedido. Eu também não tive merenda e hoje sou médico, mas isso não justifica que as nossas crianças, nos dia de hoje também não tenham merenda. A escola hoje não possui apenas uma responsabilidade educacional, é mais que isso, ela possui também a sua responsabilidade social. A maioria das crianças sai de casa na esperança de encontrar na escola um bom café da manha, um bom almoço, com qualidade, até porque os pais de muitas delas estão fora de casa, trabalhando.
Infelizmente não é isso que está acontecendo. O que tem saído na imprensa é que o prefeito, juntamente com o deputado federal Marcelo Matos, desviou parte desta verba. Esta denuncia está sendo analisada pelo Supremo Tribunal Federal, que é a corte máxima deste país. É uma situação extremamente grave que não preocupa apenas as crianças mas toda a população de São João de Meriti.
 
O vereador havia denunciado a algumas sessões atrás sobre as irregularidades no Meriti Previ, que tem causado prejuízo aos pensionistas e aposentados. Esta semana um Jornal de grande circulação no Estado noticiou novamente, inclusive informando que as obras do PAC estariam comprometidas. Como casa de leis e fiscalizador do poder executivo, o que a câmara de vereadores têm feito para contribuir na solução do problema?
Sobre o Meriti Previ, o primeiro a realizar as denúncias fui eu. Várias vezes fui a tribuna e relatei esta aberração que o prefeito está fazendo com os servidores municipais, pois ele desconta dos salários mas não repassa para o Meriti Previ. Isto está provocando o esvaziamento no caixa da previdência que conseqüentemente não tem dinheiro para pagar os beneficiários. É um crime, um ato de improbidade administrativa que o prefeito com certeza pagará muito caro por isso.
A câmara recentemente aprovou pela terceira vez o parcelamento da dívida da prefeitura com o Meriti Previ. Pelo que sei os outros dois parcelamentos não foram pagos e agora foi aprovado o terceiro parcelamento. Em uma entrevista ele responsabilizou o governo anterior, mas pelo que fiquei sabendo através de uma informação oficiosa, foi que o ex-prefeito Uzias Mocotó deixou o caixa do Meriti Previ com saldo positivo. O prefeito terá que responder por isso e repor esta caixa.
As informações que tenho é que o prefeito pegou o dinheiro do Meriti previ para utilizá-lo na contrapartida das obras que estão ocorrendo na cidade.
 
Saiu uma matéria no Jornal o Dia falando sobre o Programa Saúde da Família – PSF de São João de Meriti, exultando os serviços prestados para a população meritiense. Qual a importância do programa na melhoria da qualidade de vida da população meritiense?
Tudo o que saiu no Jornal O dia é mentira, é matéria paga e mentirosa. O PSF de São João de Meriti é o pior PSF de todo estado do Rio de Janeiro. É atualmente um programa totalmente desestruturado, não tem coordenador, as falcatruas que existem por trás do programa que estou levantando serão pronunciadas na brevemente na tribuna da câmara, estou apenas aguardando alguns dados importantes.
O que posso dizer é que o PSF de São João de Meriti é hoje considerado o pior PSF do estado. Todos os relatórios que são enviados para o ministério da saúde, são todos maquiados, mentirosos. Na ponta a gente vê que na maioria dos postos de saúde onde o PSF atua, não possui médico atendendo as famílias, somente os agentes comunitários. Na realidade dos fatos, são equipes que são formadas sem presença de médicos, somente com agentes comunitários e enfermeiros, e em algumas equipes nem enfermeiros tem.
Vá ate as comunidades e pergunte aos moradores se eles recebem visita de médico em suas residências, você constará que na verdade o Programa infelizmente não funciona.
Os agentes de saúde merecem o respeito do prefeito e precisam ser efetivados conforme a legislação federal dispõe.
Essa publicação que saiu no O Dia é uma publicação comprada com intuito de enganar a população.
 
Como é o relacionamento do vereador Dr. João Ferreira Neto com os outros vereadores que em sua totalidade são da base do governo?
O meu relacionamento com os outros vereadores, neles incluindo o presidente, é o melhor possível. Nunca tive problemas com algum deles, obviamente que eles defendem os interesses do governo porque são da base do governo e eu tenho que respeitar porque estamos na democracia. Eles também me respeitam pelo fato de estar fazendo oposição ao governo Sandro Matos.
Aqui nesta casa até o momento o respeito tem sido recíproco, inclusive o líder do governo, o vereador Otojanes, que sempre rebate as minhas denúncias, algumas vezes fica em situação constrangedora tendo que defender o indefensável mas que pessoalmente tenho respeito e admiração por ele e por todos os outros vereadores.
 
Como lida com a situação de hoje ser oposição mas tendo participado da base do governo no inicio do mandato?
Eu pertencia base do governo durante um ano e seis meses, até um pouco antes das eleições para deputado. Eu me afastei porque a filosofia e programa de governo dele não mais se semelhavam com o meu. Daquele momento em diante preferi me afastar do governo.
 
http://meritinews.com/images/stories/joao%20ferreira%20pr.jpgE o relacionamento com o Garotinho?
Esta é uma história interessante porque aconteceu logo após a campanha para deputado. Um grupo de amigos que também foram candidatos a deputados na ocasião me escolheu e disse que eu era perfil ideal para vir candidato a prefeito da nossa cidade. Eu viria candidato pelo PMN, meu partido de origem, onde me elegi vereador e que tenho muito carinho e respeito. Todavia, o projeto cresceu rapidamente e evoluiu de uma forma tal que o garotinho me procurou e me convidou para conversar sobre política e sobre São João de Meriti.
Neste encontro ele me convidou a assumir a posição de candidato a prefeito do Garotinho para São João de Meriti, pelo PR, e me fez a proposta de mudar para o partido. Pedi a ele um tempo para conversar com a minha base, com os meus assessores. O que o Garotinho e o PR me apresentaram como proposta, para a candidatura que até então não era levada a sério pelas outras pessoas, pensavam que se tratava apenas de um lobby, deu-me confiabilidade ao ponto de estar arriscando o restante do mandato a vereador por este projeto audacioso e importante para São João de Meriti.
 
Qual é o futuro político do Vereador Dr. João Ferreira Neto?
Ser prefeito desta cidade. Sem dúvida nenhuma repito que o meu futuro político é ser prefeito desta cidade em 2012.
 
Por favor, faça suas considerações finais para o povo meritiense.
Quero trazer para vocês uma mensagem positiva, uma mensagem de confiabilidade. Dizer que dias melhores virão para São João de Meriti, onde através de um programa simples porem responsável que atende as necessidades básicas do povo meritiense, lutaremos para resgatar a alta estima da nossa população.

Busca

Visitas
1376808