Sáb, 12 de Novembro de 2011 08:35 | Escrito por Meriti News |
São João de Meriti - 12 de novembro de 2011.
Há 35 anos fazendo o tratamento de anemia falciforme, doença hereditária que vitima, principalmente, a população negra, o auxiliar de contabilidade, Cristiano Soares da Cruz, de 38 anos, precisa se deslocar quatro vezes por semana da Praça da Bandeira, em São João de Meriti, para o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. Isso porque não encontrou na cidade nenhuma unidade que oferecesse o tratamento para a doença.
A partir de hoje, a rotina de Cristiano pode começar a mudar. A cidade será a primeira da Baixada a ter um Comitê Técnico de Saúde da População Negra. A ação integra a Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, que prevê, até 20 de novembro, debates e ações estratégicas em todo o país.
— Aqui só me atendem na emergência e quando a crise não é forte. Já passei por vários hospitais na Baixada, mas sempre me encaminham para o Rio – conta Cristiano.
Segundo o superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Meriti (Suppir Meriti), Williann Lyra, o comitê vai monitorar as ações de saúde.
— No município, o programa de anemia falciforme é voltado para crianças. Um dos papéis do comitê será observar a prevalência da doença, investigar o número de pessoas que se tratam fora do município e sugerir à Secretaria de Saúde a ampliação do programa aqui.
O comitê vai identificar as necessidades de saúde da população negra Foto: Roberto Moreyra
Além de sugerir programas e divulgar os já existentes, o comitê vai garantir a autodeclaração no atendimento, identificar as necessidades de saúde da população negra e utilizá-las como critério de planejamento, e realizar capacitação e formação de agentes de saúde. Embora o município seja o primeiro da Baixada a participar da mobilização nacional, o membro da comissão executiva da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra — que promove a iniciativa no país — José Marmo, mostra compreensão em relação às outras cidades da região.
— A política nacional da população negra é muito nova. Quando São João der o exemplo, acredito que outros municípios vão seguir. Estou otimista.
O lançamento do comitê será aberto ao público e acontece hoje, às 15h, no auditório do Posto de Atendimento Médico (PAM Meriti). O endereço é Avenida Presidente Lincoln, s/n, em Vilar dos Teles.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/sao-joao-de-meriti-ganha-comite-tecnico-de-saude-da-populacao-negra-3190151.html#ixzz1dUS7oZzE