Bate Papo com o Vereador Doca Brazão

Seg, 14 de Novembro de 2011 11:42 | Escrito por Ronan Santos | |
São João de Meriti - 14 de Setembro de 2011.

Seguindo o quadro "Bate Papo" do Meriti News, hoje fui ao gabinete do vereador Doca Brazão.
Doca Brazão está no 3º mandato de vereador, é Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Presidente do Diretório Municipal do PMDB e autor de varios Projetos na Câmara, tais como: Tolerancia de 20 min nos Bancos / Dia do Evangelico / Indicações de Asfalto, desobstruções das galerias e troca de Lâmpadas por par metalico para varias ruas do municipio etc.
 
vereador gostaria de iniciar o nosso bate-papo pedindo para que se apresente e diga como tem sido a tua atuação parlamentar em defesa do povo meritiense.
Sou Doca Brazão, estou no 3º mandato de vereador em São João de Meriti, sou líder do PMDB na câmara, Presido a comissão de Meio Ambiente e sou autor de várias leis que trouxeram benefícios para o nosso povo.
Primeiro gostaria de dizer que sempre briguei pela melhoria da qualidade de vida desse município. Isto é uma prioridade. Sempre lutei pela saúde, pelo saneamento básico que infelizmente os governantes acabam esquecendo, conforme noticiado pela imprensa, a cidade de São João de Meriti é 0% de tratamento, e isso pode ser visto no número de doenças que acometem a nossa população. Colocar asfalto encobrir o verdadeiro problema da falta de saneamento não prevenirá as doenças. Então eu tenho brigado por isto contra este governo, tenho brigado na câmara, tenho fiscalizado, tenho feito vários requerimentos e indicações buscando sempre a melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

 
O senhor falou sobre a saúde. A saúde pública é um problema de conjuntura negativa nacional, mas que não exime a responsabilidade do gestor municipal sobre os problemas locais. Qual é a tua avaliação da saúde pública de São João de Meriti?
O governo federal nunca deixa de realizar os repasses do fundo de saúde. Foi uma grande covardia fechar o hospital de São de João (hospital do morrinho). Era a única maternidade que tinha no município e o prefeito teve a coragem de fechá-lo. Imagine onde as grávidas municipais irão ter seus filhos nesta cidade? Se você perguntar ao povo desta cidade, a maioria irá dizer que nasceu naquele hospital, e mesmo assim fechou uma instituição como aquela?
Fechou o UIMAC, única unidade de atendimento infantil da cidade e fechou o hospital do morrinho. Vejo que o governo está levando a saúde para outro lado o que me causa muita estranheza. A UPA de Meriti que foi municipalizada, você procura por atendimento e não encontra médico.
Outro dia um senhor de 70 anos de idade foi espancado no PAM somente porque queria ver sua filha que estava recebendo atendimento lá dentro. A falta de treinamento do funcionário demonstra claramente a deficiência na gestão de saúde municipal. Se não está preparado, não tem que estar ali.
A tuberculose, por exemplo, uma doença gravíssima com índice altíssimo de incidência em São João de Meriti, os gestores municipais por falta de competência, deixaram de utilizar o repasse nacional e o dinheiro retornou para Brasília, deixando muitas pessoas sem tratamento.
Como eu posso dizer que a saúde de São João de Meriti está boa? Eu não posso. Temos que olhar melhor a saúde desta cidade porque precisa ser a prioridade.
 
O problema da segurança pública tem afetado toda a baixada fluminense. Os índices de criminalidade nesta região aumentaram após as instalações de UPPs nos morros cariocas. Como o senhor encara o problema de segurança pública em São João de Meriti?
Embora eu seja do PMDB, vou falar do problema daqui porque sou do PMDB de São João de Meriti. Eu tenho aqui um projeto de indicação que estou protocolando hoje na câmara que trata exatamente sobre isto. O governador Sergio Cabral editou o decreto Nº 42.875/2011 que trata sobre a possibilidade da utilização de policiais fardados pelos municípios em dias de folga.
Na prática, ao invés da prefeitura utilizar esta Ordem Urbana, o que chamo de desordem urbana, que ferem os feirantes, machucam os camelôs, utilizariam os policias em suas folgas, fardados. Este projeto já foi implantando no rio e em outras cidades do estado. É um projeto legal, tiraria os policiais dos serviços ilegais para um projeto em que a prefeitura em parceria como governo do estado, traria para a população uma sensação muito melhor de segurança.
Caminhado pela cidade, às vezes vejo 15 homens da Ordem Urbana, andando pra lá e pra cá, batendo papo. Onde na verdade poderiam ser 15 policias no Vilar dos teles, jardim botânico, jardim metrópoles, trazendo sim uma segurança verdadeira e profissional na defesa do bem público e da população meritiense.
Tenho esperança de que o poder executivo aceite esta indicação, pensando na melhoria da segurança da nossa cidade.
 
Você é a favor da educação em tempo integral nas escolas municipais?
É claro. Sou a favor porque você acabando estimulando o aluno a estudar melhor. Infelizmente atualmente estamos tendo várias denúncias a respeito da educação municipal, tivemos o problema da licitação de merendas que foi denunciada pelo jornal o dia e por outros jornais, que hoje está sendo julgado pelo STF. Eu tenho denunciado isso na tribuna, esta casa precisa investigar, precisa exercer o seu papel fiscalizador e não apenas o Ministério Público. Eu quero fazer isso, inclusive vou pedir informações através de requerimentos sobre o que realmente ocorreu nessa e em outras licitações.
A educação em tempo integral ajudará na formação desta criança e também contribuirá com as famílias que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos.
 
Transparência e participação popular são pilares da democracia e sem ambas o estado não pode ser considerado democrático. O cidadão para exercer a cidadania plena, necessita de canais de participação para que possa efetuar o controle social sobre os atos do poder público. A falta de acesso do cidadão aos diários oficiais não é uma afronta a dita transparência pública e não tira o papel constitucional do cidadão na fiscalização através do controle social?
Eu acho um crime até porque os diários não são mensais nem trimestrais, como o nome já diz, é um diário. Quando você esconde o diário, isso é um crime, eu tenho falado muito sobre isso na tribuna. A tua pergunta foi brilhante e aproveitando ela, vou fazer hoje aqui um projeto de lei que determine o poder público e publicar todo o dia o diário no site da prefeitura. Desta forma dará transparência aos atos para que a população possa fiscalizar o que acontece na prefeitura e nesta casa.
Desta forma a população terá a oportunidade de saber quem vota representando o povo e quem vota representando a prefeitura. Um projeto como este, que visa a transparência pública dos atos do poder executivo e legislativo municipal, não pode jamais receber voto contrário dos representantes do povo.
Estou aqui firmando um compromisso com o povo de São João de Meriti. Estarei imediatamente trabalhando no projeto de lei que determine que seja publicado diariamente no site da prefeitura o Diário Oficial do Município. É preciso dar transparência, pois atualmente o DOM não são diários e muitas vezes são escondidos para que os próprios vereadores não tenham acesso.
Assim a população de São João de Meriti poderá saber quando as praças, saúde, a educação e outras áreas do governo estão sendo superfaturadas.
Se o prefeito e esta casa realmente tiverem o compromisso com a transparência, eles não vetarão o projeto. A sociedade terá legitimidade de julgá-los por isso.
 
Qual é o futuro político do vereador Doca Brazão? Continua como presidente do PMDB e pré-candidato a prefeitura de São João de Meriti?
Sou o presidente do PMDB em São João de Meriti e sou pré-candidato a prefeitura de São João de Meriti. A candidatura se confirmara nas prévias e na convenção que ocorrerá no próximo ano antes das eleições. Vou lutar, vou brigar porque acho que o município merece alguém que tenha amor, que queria cuidar da cidade. Somos nascidos e criados aqui nesta cidade, você tanto como eu tem visto como a cidade está. Não tenho nada contra o Sandro Matos, tenho contra a gestão do Sandro Matos. A forma com que ele governa São João de Meriti, não é correta e esta opinião não apenas minha e sim de toda a população meritiense.
Eu não posso concordar com o que está acontecendo com a minha cidade. Eu como presidente da comissão do Meio Ambiente, não posso concordar, e digo por que tenho fitas gravadas, o cara fazendo o mesmo que fizeram com o morro do bumba. Estão jogando entulho, arvores e lixo hospitalar atrás do brizolão. E quando ocorrer um acidente ali? Quero saber quem foi o causador e o culpado. Já denunciei na casa sobre isso. Hoje estão jogando tudo isso dentro do parque de eventos.
Quando a chuva chegar, chuva de verão, e trouxer tudo aquilo abaixo, serei o primeiro a responsabilizar o prefeito Sandro Matos por mais este ato irresponsável.
 
Vereador uma saudação final para o povo meritiense.
Eu sou muito grato as pessoas que votou ou não votou em mim, a gente não tem que pensar nisso. Temos que pensar em estar juntos e de mãos dadas e abraça a nossa cidade porque senão ela não aguentará. Sozinho não conseguirá.
O Meriti News tem feito um ótimo trabalho e tem incomodado a muitos por causa disto, e por isso é preciso que o povo e eu possamos rever nossas posições porque a nossa cidade não merece o que está acontecendo com ela. E precisamos manter a esperança porque sem esperança não há razão de continuarmos nesta terra. Então mais uma vez quero agradecer a população que confia em mim e através do voto de confiança me permite continuar sendo seus representantes neste parlamento.

Busca

Visitas
1504824