Diego Valdevino
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Marco Antônio Oliveira
Conforme o Jornal de Hoje noticiou em sua edição no último dia 23 de setembro, a Associação de Pais e amigos (APAE) de São João de Meriti, corria o risco de fechar as portas. O primeiro indício para que isso pudesse acontecer já pode ser visto, ou melhor, sentido por seus 105 alunos, na última quinta-feira. É que a entidade decidiu parar por tempo indeterminado por causa da falta de repasse de verbas do SUAS (uma verba extinta da Legião Brasileira de Assistência).
“Paramos por tempo indeterminado, pois não temos condições para funcionar por falta de recursos. A Prefeitura recebe as verbas do Governo Federal e deveria passar para nós. Ela não renovou esse convênio com a APAE Meriti. O processo está parado desde julho. Uma renovação com a FIA só aconteceria em dezembro ou janeiro. Nesses dois próximos meses, se a situação não melhorar, a APAE corre o risco de fechar”, disse a diretora financeira Eleonora Nogueira Calixto.
Ainda segundo ela, a dívida da APAE de Meriti gira em torno de R$ 139, 655 mil. Desse número, R$ 85 mil são referentes a salários atrasados de funcionários. “São cinco meses de salários atrasados. Os pais dos alunos estão desesperados, pois não querem que o tratamento de seus filhos sejam interrompidos. Isso poderia prejudicar a evolução do paciente”, acrescentou.
Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São João de Meriti,
mas até o fechamento da nossa edição ninguém se manifestou sobre o assunto.
A APAE de São João de Meriti fica na Rua José de Carvalho, 34, Vila Tiradentes, em São João de Meriti.