TRE cassa prefeito e vice de São Francisco de Itabapoana, no RJ


09/09/2011 19h21 - Atualizado em 09/09/2011 19h21

Juiz cassou políticos por compra de votos e abuso de poder na campanha.
Eles têm prazo de três dias para recorrer da decisão, informou o TRE.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, nesta sexta-feira (9), o prefeito e o vice da cidade de São Francisco de Itabapoana, no Noroeste Fluminense. Carlos Alberto Silva de Azevedo e Frederico Souza Barbosa Lemos, respectivamente, foram condenados pelos crimes de compra de votos e abuso de poder político e econômico, durante a última campanha municipal, realizada em 2008.

O TRE informou que os políticos cassados têm o prazo de três dias para recorrer da decisão, a contar da próxima segunda-feira (12), quando a sentença será publicada no Diário Oficial. O G1 entrou em contato com a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Inelegíveis e multa


O autor da decisão, juiz Leonardo Cajueiro D´Azevedo, determinou ainda que os dois sejam declarados inelegíveis pelo período de oito anos, além do pagamento de multa de 19 mil UFIR, cerca de R$ 40 mil, para cada um deles.

O magistrado determinou que o presidente da Câmara de vereadores do município, Florentino Cerqueira Azevedo, assuma interinamente a prefeitura de São Francisco de Itabapoana. De acordo com a decisão, a cidade ainda pode realizar novas eleições. Em 2008, segundo o TRE, Carlos Alberto foi eleito com 65% dos votos, consagrando-se o candidato mais votado da história da cidade.

O Ministério Público Eleitoral entrou com a ação na Justiça, após denúncias de que Carlos Alberto prometeu empregos em troca de votos e distribuiu vales-combustível e medicamentos para eleitores. Os atos ilícitos teriam acontecido quando o político era presidente da Câmara de vereadores.

FONTE: Do G1 RJ

 

Busca

Visitas
1504824