Região ganha sindicato de auditores

Sindicato busca melhores condições de salário e reconhecimento profissional
Os auditores fiscais do Sul Fluminense acabam de ganhar uma ajuda para fortalecer a categoria. Foi criado no último dia 1° de setembro, em reunião na Aciap-BM (Associação Comercial Industrial e Agropastoril), o Sinfisul (Sindicato dos Auditores Fiscais e Auditores Tributários Municipais, Fiscais de Rendas e de Tributos Municipais do Sul do Estado do Rio de Janeiro). O sindicato busca atender as necessidades dos auditores fiscais e de tributos no Sul Fluminense, que até sua criação não tinham nenhum órgão oficial na região.
Os auditores trabalham na fiscalização e análise do cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes, inclusive os relativos à apreensão de mercadorias e documentos.
A criação do Sinfisul foi decidida num congresso de auditores ficais no Rio de Janeiro. "Através desse encontro, que acontece todo ano, ficou constatado que Sul do Estado estava um pouco ausente da filiação com a federação. Aí o presidente da Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais) me pediu que criasse um sindicato do Sul do estado", explicou o presidente do Sinfisul, Ulisses do Rosário Maleck.
O sindicato engloba 16 cidades do Sul Fluminense: Piraí, Pinheiral, Vassouras, Barra do Piraí Valença, Volta Redonda, Barra Mansa, Rio Claro, Angra dos Reis, Paraty, Resende, Quatis, Itatiaia, Porto Real, Mendes e Rio das Flores. Atualmente conta com 52 associados, mas, segundo o presidente, a meta é alcançar 500 filiados. "Eu estou indo de cidade em cidade chamando os auditores para se filiarem. É muito importante porque através desse sindicato é que podemos fazer um convênio com a Federação Nacional dos Auditores e buscar melhores condições de salário e de trabalho, além do reconhecimento profissional", argumenta Ulisses.
A diretoria sindicato é formada por cinco membros de diferenças cidades: o vice-presidente, Fernando Antônio Ferreira Pinheiro, é de Barra do Piraí; o secretário geral, Leonardo Pacheco Salazar, é de Barra Mansa; o tesoureiro Nahilson Pereira de Araújo, é de Resende; o diretor de Assuntos Técnicos e de Defesa Profissional. Aníbal Nunes Mello, de Porto Real; e o diretor de Assuntos Jurídicos, Augusto César de Carvalho, de Barra do Piraí. Ulisses, o presidente, é de Barra Mansa.
Para montar o sindicato, Ulisses contou com a ajuda da Federação dos Auditores Fiscais. "Alexandre Albrech, diretor da Fenafim me ajudou a montar o sindicato, dando todo suporte na estrutura técnica, como as que já existem em outros sindicatos", comenta. A sede do Sinfisul fica no Bairro Ano Bom, em Barra Mansa. Ulisses informa ainda que os auditores interessados em se filiar podem entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou através do telefone (24) 8813-5913.

FONTE: edição on line n° 491 do Jornal FOCO REGIONAL