Mangaratiba via São João de Meriti

As duas prefeituras tem em comum a contratação de sete empresas. Cinco delas foram denunciadas pelo MP em processo de fraude em Mangaratiba
Cinco empresas denunciadas por fraude na cidade da Costa Verde atuam no município da Baixada Fluminense, além de outras duas ainda não processadas pela promotoria
Além da D-Ttrade Comércio e Representação e da LU Souza Comércio, mais três empresas de um total de seis denunciadas pelo Ministério Público por um suposto esquema de fraudes em licitação e recebimento de faturas por serviços que não teriam sido prestados ou vendas de produtos que não teriam sido entregues - o que, segundo a promotoria pode ter resultado no desvio de cerca de R$ 10 milhões dos cofres da Prefeitura de Mangaratiba - tiveram ou ainda mantém contratos com a Prefeitura de São João de Meriti. É o que revelam publicações de extratos de contratos ou adjudicações de pregões feitas no órgão oficial do município. Estão lá as empresas V.M. da Silva Vilar Materiais de Escritório, Vimatécnica Comércio e Serviços e Proll Comercio e Serviço, todas rés em ação de improbidade administrativa proposta contra o ex-prefeito Evandro Bertino Jorge, o Evandro Capixaba, que está preso por crime de ameaça e formação de quadrilha. Além dessas cinco empresas também faturaram ou ainda faturam em Meriti a Paper Color Gráfica e Editora e a Dulçor Comércio e Representação, listadas entre as que mais forneceram para Mangaratiba na gestão de Capixaba. Como a Prefeitura de São João de Meriti não fornece nenhuma informação sobre os gastos da municipalidade, não dá para saber ao certo o quanto cada uma dessas empresas recebeu dos cofres da municipalidade, mas, segundo uma fonte ligada ao governo, o fato é que vários contratos estão sob investigação.
Apesar da caixa-preta na qual a Prefeitura de São João de Meriti guarda seus contratos e processos de licitação, já se constatou, por exemplo que a Prefeitura de São João de Meriti tem também algo em comum com a administração municipal de Mesquita. Pelo menos até o ano passado as duas fizeram contratos sem licitação ou com licitações precárias, contratos com a empresa ENGV Comunicação. Em Meriti a ENGV foi contratada para promover eventos e desenvolver o site o oficial da Prefeitura e em Mesquita constam quatro pagamentos de valores altos para a ENGV. Em 2013 o prefeito Gelsinho Guerreiro autorizou duas transferências, uma de R$ 1.241.960,00 e outra de R$ 584.060,00. No ano passado foram feitos dois pagamentos: R$ 370.522,54 e R$ 943.988,40.
Das sete empresas que ao mesmo tempo mantinham negócios com as prefeituras de Mangaratiba e São João de Meriti cinco são sediadas na Baixada Fluminense: a Paper Color e a Dulçor Comércio são de Meriti, a D-Trade e VM da S. Villar têm suas sedes em Nilópolis e a Proll Comércio é de Mesquita.
FONTE: http://www.elizeupires.com/index.php/1991-mangaratiba-via-sao-joao-de-meriti