PF cumpre 58 mandados de busca por suspeita de fraude em licitação

Ação em São João de Meriti, no RJ, contou com participação de 130 agentes.

Material será enviado para o STF, em Brasília, segundo a Polícia Federal.

A Polícia Federal concluiu, no fim da tarde desta quarta-feira (7), a Operação Caríbdis, na qual cumpriram todos os 58 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados foram cumpridos em escolas e creches de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O material será enviado ao STF, em Brasília.
 Cento e trinta agentes da PF participaram da ação de recolhimento de material, com o objetivo de investigar uma suspeita de fraude em uma licitação para o fornecimento de gêneros alimentícios entre empresas privadas e a prefeitura de São João de Meriti.
 Pelo contrato de licitação, a empresa vencedora da licitação atenderia as creches e escolas municipais e municipalizadas e às entidades filantrópicas beneficiadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar para o Ensino Fundamental e Creche (PNAE/PNAC).
Em nota, a prefeitura de São João de Meriti informou que entregou em 30 de setembro de 2011 26 caixa de documentos referentes a compras de alimentos, que não chegaram ao relator do processo.  A prefeitura explicou que o Ministério Público Federal tinha recebido três denúncias anônimas sobre suspeitas de superfaturamento no fornecimento de alimentos para a merenda escolar da rede pública municipal de ensino de São João de Meriti, em 2011.
As denúncias, segundo a prefeitura, seriam baseadas em encartes de supermercados da região, sem levar em conta a qualidade dos alimentos e os custos com logística, ou seja despesas com transporte e entrega do material.
A nota diz ainda que, como os documentos não chegaram ao STF, o relator determinou no dia 18 de outubro de 2011 a realização de diligência para recolhimento dos documentos em escolas do município.
A prefeitura ressalta ainda que "após cumprir a solicitação do STF, em 30 de setembro, a prefeitura não recebeu nenhuma outra exigência sobre o assunto em questão.