Febrafite integra Rede de Educação Fiscal da União Europeia e América Latina

A Febrafite é a mais nova integrante da Rede de Educação Fiscal da União Europeia e América Latina. O convite foi para participar como entidade colaboradora foi encaminhado pelo coordenador da Área de Finanças Públicas, do Programa EUROsociAL, Ignacio Soleto, nesta quinta-feira (16).

Criada em outubro do ano passado durante Congresso de Administrações Tributárias, realizado no México, a Rede visa apoiar e divulgar os trabalhos de educação fiscal e cidadania desenvolvidos na América Latina e na Europa através do intercâmbio de experiências entre os profissionais participantes das administrações tributárias do Brasil, Chile, México Honduras e Bulgária.

A iniciativa de criar o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, bem como, as conquistas alcançadas ao longo das três edições da ação foram fundamentais para que a Febrafite recebesse o convite da Rede. Para saber mais sobre a rede, acessewww.educacionfiscal.org/

Lançamento do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2015 acontece no dia 28 de abril

A partir do dia 29 de abril, escolas e instituições de todo o País que atuam sob a temática da educação fiscal poderão inscrever seus projetos na página www.premioeducacaofiscal.com.br até o dia 30 de junho deste ano. A grande noite de premiação será no dia 17 de novembro, na Capital Federal.

O lançamento da edição 2015 ocorrerá na Oficina Gourmet, em Brasília, em solenidade para os patrocinadores, apoiadores, autoridades, a Diretoria da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – Febrafite e da Escola de Administração Fazendária – Esaf, entidade parceira do prêmio, entre outros convidados.

Para o presidente da Febrafite, Roberto Kupski, a educação fiscal contribui para reverter o momento de crise política e financeira na qual passa o País e vem ao encontro da necessidade de combater à corrupção e cobrar a correta aplicação dos impostos. “Recebemos nas três primeiras edições mais de 400 projetos realizados em todos os estados. Todas elas trabalhando para um Brasil melhor, com maior justiça fiscal e social”, analisou o presidente da Federação.

A Escola de Administração Fazendária - Esaf, coordenadora nacional do Programa Nacional de Educação Fiscal, apoia a iniciativa desde a sua primeira edição, em 2012. A diretora-Geral Adjunta da Esaf, Rai de Almeida, destaca que ao instituir o prêmio, além de estimular as escolas e instituições governamentais para a execução de projetos que objetivam a disseminação de conceitos básicos sobre a importância social dos tributos, o retorno destes através de implementação de políticas públicas para o conjunto da sociedade, a Febrafite também promove a conscientização dos cidadãos para pleno exercício da cidadania. “A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.”, concluiu Rai citando um trecho do escritor Paulo Freire.

Uma das mais significativas premiações do segmento, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal entregará no dia 15 de novembro, em Brasília, aos cinco projetos vencedores do ano troféus e premiação em dinheiro no valor de R$15 mil e R$10 mil para o primeiro e segundo lugares na categoria Instituições, e R$15 mil, R$10 mil e R$5 mil na categoria Escolas. O certame também entregará um Certificado de Reconhecimento às dez melhores iniciativas participantes da edição.

Inscrições – O período de inscrições será de 29 de abril a 30 de junho de 2015. O regulamento e o formulário de inscrição estarão disponíveis na página www.premioeducacaofiscal.com.br

Patrocínios e apoios – O prêmio tem o patrocínio da Petrobras, do Banco de Brasília (BRB) e apoio institucional das associações filiadas à Febratife, do Correio Braziliense, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB) do Grupo Globo, do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) do Centro de Interamericano de Administração Tributária (Ciat), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) do Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e do Portal Congresso em Foco.

Lançamento do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2015

Data: 28 de abril, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Buffet Oficina do Gourmet, na CLS 210 Bloco B Loja 30 Asa Sul, Brasília/DF
Site: www.premioeducacaofiscal.com.br/
Assessora de Imprensa – Francisca Azevedo (61) 8432-3669 / 3328-1486 e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.febrafite.org.br
FONTE: http://www.febrafite.org.br/noticia-interna.aspx?not=3443