Auditoria corta R$ 1,2 bilhão da folha de pagamento da União

A CGU, responsável pelo pente-fino, verificou a existência de mais de 330 mil inconsistências
ALESSANDRA HORTO
Rio - Mais de R$ 1 bilhão foi economizado pelos cofres públicos de 2010 a 2014, após auditoria na folha de pagamento de todo o funcionalismo público federal. A Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pelo pente-fino, verificou a existência de mais de 330 mil inconsistências na folha. Entre as principais irregularidades, o pagamento de pensões indevidas a “filhas solteiras” que eram casadas ou então do sexo masculino. Houve também pagamento de auxílio-creche para servidores que não tinham crianças registradas em seus nomes. E outros casos ainda mais curiosos, como de filho ganhando pensão de pai mais jovem.
De acordo com a CGU, foram auditados 259 órgãos. Após a verificação das irregularidades, a Controladoria recomendou a necessidade de ações de controle contínuas para acompanhamento e a criação de novas formas de auditorias. Algumas estão em execução pelo Ministério do Planejamento ou em estudo na pasta.
De todos os órgãos autuados, 102 apresentaram justificativas e correções para todas as pendências. O INSS teve destaque ao adotar oito mil providências, em relação à folha de pagamento de seus servidores, que resultaram na devolução de R$ 16 milhões aos cofres públicos. Segundo a CGU, 129 órgãos se encontram com 5% ou menos de inconsistências pendentes e 12 órgãos com mais de 5% de irregularidades sem atendimento.

VITÓRIA DOS FISCAIS
A 16ª Câmara Civil do TJ-RJ emitiu um mandado de segurança exigindo que a Prefeitura de São João de Meriti pague os salários atrasados aos fiscais de tributos do município. O sindicato da categoria, que entrou com ação, já havia ganho a incorporação da gratificação ao salário, que era suprimida na aposentadoria.

GESTORES E ANALISTAS
Os gestores públicos do Estado do Rio e os analistas e assistentes executivos lotados na Secretaria de Planejamento vão receber dia 5 de maio a progressão funcional. Os servidores beneficiados poderão visualizar no site da Seplag (www.rj.gov.br/seplag) a tabela com os nomes de quem receberá o aumento.

AUXÍLIO CRECHE
O Previ-Rio paga hoje o terceiro lote do Auxílio Creche do ano. O depósito corresponde ao mês de março e tem valor total de R$ 834 mil, com 3.336 servidores beneficiados. As inscrições para o Auxílio Creche ficam abertas até novembro na página do Previ-Rio, no endereço www.rio.rj.gov.br/web/previrio.

PAGAMENTO DE BÔNUS
A Secretaria Estadual de Segurança Pública aguarda o resultado das delegacias especializadas para anunciar o pagamento da gratificação por redução de criminalidade relativa ao segundo semestre de 2014. O resultado dos batalhões já foi divulgado e é necessário aguardar os demais índices, o que deve ocorrer até maio.

BOLSA SERÁ PAGA HOJE
Os pagamentos da bolsa-auxílio dos residentes do estado, referente a março, começaram a ser depositados ontem com previsão de acertar hoje. Os atrasos têm sido recorrentes. A bolsa de fevereiro foi paga no último dia 6 deste mês. O acordo foi feito entre o Sindicato dos Médicos e o secretário de Saúde, Felipe Peixoto.

DATA FIXA PARA PAGAR
O secretário ainda se comprometeu a apresentar um calendário fixo de pagamento mensal do benefício até 7 de maio. Peixoto alegou que um processo interno na secretaria gerou os atrasos. Os estudantes, contudo, não descartam a possibilidade de paralisação, caso os atrasos de mais de 30 dias voltem a ocorrer.
Com Hélio Almeida

FONTE: http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2015-04-15/auditoria-corta-r-12-bilhao-da-folha-de-pagamento-da-uniao.html