Defensoria vai notificar prefeituras por falta de repasses a clínicas de hemodiálise

O defensor público federal Daniel Macedo vai notificar nesta quinta-feira as prefeituras de Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para que os municípios expliquem por que não repassaram as verbas para as clínicas de hemodiálise que têm convênio com o SUS. No início do mês, o “Mais Baixada” mostrou o desespero dos pacientes da Clínica de Doenças Renais (CDR) das duas cidades. Eles dependem do tratamento para sobreviver.
- São cerca de 800 pessoas que precisam se tratar. Vou expedir um ofício pedindo duas explicações: se a verba federal chegou ao município e, em caso positivo, por que ela não foi repassada para as clínicas. As prefeituras terão cinco dias para responder - afirmou o defensor.
Segundo Macedo, se as respostas forem insatisfatórias, ele vai ajuizar uma ação civil pública contra as duas prefeituras e a União.
A Prefeitura de São João de Meriti informou que vem recebendo com atraso os repasses do governo federal para as clínicas de doenças renais desde o início de 2014. Já a Prefeitura de Nova Iguaçu disse que não foi notificada, mas reiterou que a falta de pagamentos é referente à gestão anterior e que os pagamentos atuais estão em dia.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/defensoria-vai-notificar-prefeituras-por-falta-de-repasses-clinicas-de-hemodialise-15570058.html#ixzz3Vc4rBjhZ