Por que é importante para os governos municipais discutir modelos de urbanização?

“O modelo de urbanização que implementamos está desatualizado e não é compatível com o desenvolvimento sustentável”. Esta afirmação é do diretor executivo da ONU-Habitat, Joan Clos. Ele foi prefeito de Barcelona, na Espanha, de 1997 a 2006, e explicou em entrevista ao Instituto de Desenvolvimento Alemão, a importância da3.ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III).
Segundo Clos, a urbanização é um motor de desenvolvimento. Porém, “vivemos um modelo de urbanização que foi fundado 100 anos atrás e foi adaptado depois da Segunda Guerra Mundial. Temos um modelo que não foi preparado para o mundo pós-industrializado. Há uma grande necessidade de um novo paradigma de urbanização”, defende.
Este é o tema da Habitat III: que tipo de política urbana devemos adotar para tornar as cidades e o desenvolvimento urbano mais sustentável. A falta de água para abastecer áreas urbanas, a moradia inadequada, a falta de saneamento, a adoção de modelos de transporte insuficientes e a vulnerabilidade a desastres são problemas que demonstram como esse modelo atual é inadequado e não satisfaz as necessidades das populações.
Conferência
A agenda internacional em questão tem um forte interesse local e implicações diretas para os Municípios. Não se trata de temas internacionais muitas vezes vistos com desconfiança ou distantes da realidade municipal. A participação dos gestores municipais é importante para evitar que políticas urbanas a serem implementadas pelos Municípios não sejam formuladas apenas por governos nacionais e organizações internacionais.
Para a Confedreação Nacional de Municípios (CNM), há espaços para participação e representação dos interesses locais e esses também podem ser ampliados e melhorados. Com o objetivo de fortalecer a voz do movimento municipalista nessa agenda, a CNM desenvolveu uma Carta Aberta e solicita o engajamento dos gestores nesta iniciativa. O prazo para envio do ofício é até dia 7 de fevereiro.
Saiba mais sobre a Carta Aberta
Para esclarecimentos, contate a CNM pelo telefone (61) 2101-6032.
FONTE: http://www.cnm.org.br/noticias/exibe/por-que-%C3%A9-importante-para-os-governos-municipais-discutir-modelos-de-urbaniza%C3%A7%C3%A3o