Décimo-terceiro de servidores municipais pode não sair no fim do ano

Municípios não conseguiram fazer qualquer reserva para que pagamentos fossem garantidos, diz quem entende das contas
FERNANDO MOLICA
Rio - O décimo-terceiro de funcionários da maioria das prefeituras fluminenses — mais de 80% delas — começa a subir no telhado. Quem conhece as finanças dos municípios diz que prefeitos não conseguiram fazer qualquer reserva para garantir o pagamento no fim do ano. Os servidores que tratem de pedir recuperação da economia a Papai Noel.
Fornecedores também sofrem. Boa parte das prefeituras decidiu não honrar reajustes de salários de terceirizados decididos em acordos coletivos ou em dissídios. A conta fica com as empresas que repassam a mão de obra.
E tome cortes
Por falar nisso: a Prefeitura de Caxias cortou 15% das despesas com contratos de fornecimento de terceirizados.
Trabalho parado
Uma greve paralisa a Justiça do Trabalho. Os funcionários sequer marcam audiências ou liberam o dinheiro de quem conseguiu vencer processos.
Sem impeachment
Líder da dissidência que levou muita gente do PMDB-RJ a apoiar a eleição de Aécio Neves, Jorge Picciani não quer saber de impeachment de Dilma Rousseff. “Quem ganhou deve cumprir o mandato”, diz. Mas ressalva: “O vencedor também tem que governar.”
Sem controle
Domingo à tarde, cerca de 60 motociclistas passaram em zigue-zague, fazendo o maior barulhão, nas avenidas Marechal Rondon e 24 de Maio, no Riachuelo. A maioria deles estava sem capacete e levava passageiros na garupa.
Copa salgueirense
No Salgueiro, a escolha do samba para 2016 adotará sistema inspirado na Copa do Mundo. Dos 45 inscritos, 16 passarão para a fase de mata-mata, que incluirá oitavas e quartas de final, semifinal e um confronto decisivo. O enredo é ‘Ópera dos malandros’.
FONTE: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-07-14/decimo-terceiro-de-servidores-municipais-pode-nao-sair-no-fim-do-ano.html